Paraísos Fiscais • Sub-menus da área
   

 

No Uruguai existiam 4 agências ou subsidiárias de bancos brasileiros autorizadas a operar pelo Banco Central.

No final de julho/07, havia 3 agências de bancos brasileiros em Montevidéu. (fonte: Banco Central do Brasil)

O Uruguai, com US$2,3 bilhões, ocupou o 6o. lugar na preferência brasileira para investimentos no exterior em 2002.

Em outubro de 1998 o Uruguai aprovou uma lei abrangente tornando crime a atividade de lavagem de dinheiro, impondo controles sobre certos produtos químicos e agravando as penas relacionadas ao narcotráfico. Também requer que os bancos e casas de câmbio transmitam regularmente suas transações financeiras ao Banco Central para análise.

A nova legislação esta em conformidade com os padrões da "UN and OAS Inter-American Drug Abuse Control Commission (CICAD).

A "ley cristal", visando combater a corrupção no governo, aprovada em dezembro de 1998, criminaliza um amplo espectro de potenciais abusos de autoridade por parte de membros do governo, incluindo a lavagem de fundos ligados a casos de corrupção e institui a exigência da abertura de dados financeiros de ocupantes de cargos de alto escalão.

Desde 1948 existem no Uruguai as SAFI (Sociedades Anônimas Financeiras de Aplicação) que se beneficiam de um imposto único anual de 0,3% sobre seu patrimônio fiscal podendo chegar a 0,1% dependendo da administração dos ativos.